Paraná Rosa amplia ações de saúde integral às mulheres em outubro

Paraná Rosa amplia ações de saúde integral às mulheres em outubro

Foto Gilson Abreu/ANP

O Paraná deu início à mobilização do Outubro Rosa. Neste ano, as ações de prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres serão levadas a 43 municípios. Elas fazem parte da campanha Paraná Rosa, lançada na terça-feira (1º), no Palácio Iguaçu.

Asssista: Vídeo do Plano Unimed-Sinaep tira dúvidas do Administrador(a)

As ações nos municípios, que incluem exames de saúde, palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física, começam nesta quarta-feira (2) e seguem até o final do mês. A meta é atingir cerca de 3 milhões de mulheres.

“O Governo do Estado promove uma grande mobilização, em conjunto com a sociedade e as prefeituras. A ideia é que todos os órgãos públicos façam parte deste movimento em favor da saúde das mulheres do Paraná”, disse o governador Ratinho Junior, durante o lançamento da ação. No evento, também foi assinado o decreto que institui a Política Estadual de Atenção à Saúde da Mulher, que apoiará o atendimento em todas as fases da vida da mulher, desde a primeira infância até a velhice, com foco também atenção materno-infantil.

Rotina saudável

O movimento Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças. Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano.

Além dos 43 municípios que receberão o evento Paraná Rosa, diversas outras cidades farão ações de incentivo e cuidados com a saúde da mulher, como palestras, treinamentos e caminhadas, entre outros encontros. As atividades podem ser verificadas nas Regionais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde.

Nas 43 cidades da campanha, serão ofertados a coleta de exames de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras. O objetivo é promover a autoestima da mulher. Além disso, as unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, levarão orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher e assistência social.

Prevenção

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, lembra que o Outubro Rosa foi criado para sensibilizar as mulheres e profissionais de saúde que o câncer de mama e colo de útero são doenças que podem ser tratadas e ter os fatores de risco diminuídos. “É muito importante existir essa mobilização mundial em prol da saúde da mulher, e nós aqui no estado, por meio do Paraná Rosa, reforçamos essa orientação à mulher paranaense”, disse ela.

Programação

02/10 – Quarta-feira
Cândido de Abreu
Coronel Domingo Soares

03/10 – Quinta-feira
Ortigueira
Reserva do Iguaçu

04/10 – Sexta-feira
Reserva
Candói

05/10 – Sábado
Tamarana
Cantagalo

06/10 – Domingo
São Jerônimo da Serra
Porto Barreiro

09/10 - quarta-feira
Sapopema
Laranjeiras do Sul

10/10 – Quinta-feira
Congonhinhas
Rio Bonito do Iguaçu

11/10 – Sexta-feira
Santa Amélia
Nova Laranjeiras

12/10 – Sábado
Jacarezinho

13/10 – Domingo
Siqueira Campos
Laranjal

14/10 – Segunda-feira
Diamante do Sul

16/10 – Quarta-feira
Sengés
Marquinho

17/10 – Quinta-feira
Doutor Ulysses
Palmital

18/10 – Sexta-feira
Rio Branco do Sul
Goioxim

19/10 – Sábado
Itaperuçu
Campina do Simão

20/10 – Domingo
Almirante Tamandaré
Turvo

23/10 – Quarta-feira
Adrianópolis
Querência do Norte

24/10 – Quinta-feira
Tunas do Paraná
Porto Rico

25/10 – Sexta-feira
Paranaguá
Icaraíma

26/10 - Sábado
Antonina
Alto Paraíso

27/10 – Domingo
Guaraqueçaba
São Jorge do Patrocínio

30/10 – Quarta-feira
Guaratuba
Altônia

31/10 – Quinta-feira
Matinhos
Terra Roxa

Fonte: AEN

  • Com aderir
  • Exemplos de como calcular
  • Plano de saúde diferenciado
  • Palavra do Sinaep
  • Palavra da Unimed
Comente pelo Facebook
Top