Black Friday 2024
O e-commerce movimentou aproximadamente R$ 9,4 bilhões entre quinta e domingo (28/11 e 01/12), segundo dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, representando um aumento de 10,7% em relação a 2023. O valor total durante o período prolongado do evento pode ter superado R$ 11 bilhões, consolidando a força da data no calendário de consumo online. Os consumidores demonstraram interesse em experimentar novos produtos. Calcula-se que 48% das pessoas aproveitaram os dados para testar itens que normalmente não comprariam. Os marketplaces desempenharam um papel crucial, apresentando um aumento de 24% no faturamento durante o período.
O ticket médio por compra sofreu uma leve retração, diminuindo que os consumidores podem ter priorizado itens com maior desconto ou de menor valor unitário. Apesar disso, o volume de pedidos foi maior, impulsionando o crescimento geral. Com promoções espalhadas ao longo de novembro, a Black Friday continua a se transformar em um evento que abrange mais do que apenas um dia, consolidando novembro como um mês estratégico para o comércio
Este desempenho reflete uma recuperação sólida após desafios econômicos recentes e se destaca como recorde de transições por pix – estima-se que foram 130 bilhões. Foi a melhor Black Friday desde 2020.