Economia do Cuidado: Um trabalho praticamente invisível

Economia do Cuidado: Um trabalho praticamente invisível

A economia do cuidado refere-se ao conjunto de atividades externas para o cuidado e bem-estar das pessoas, como o cuidado infantil, o cuidado de idosos, serviços de saúde e educação, e tarefas domésticas. Essas atividades são muitas vezes realizadas no ambiente familiar, de maneira informal e não remunerada, ou por profissionais, em serviços como creches, hospitais e casas de segurança. Apesar de muitas vezes serem subvalorizadas, as tarefas relacionadas ao cuidado são fundamentais para o funcionamento das sociedades, garantindo a saúde, a educação e o bem-estar das sociedades.

O impacto econômico da economia do cuidado é substancial. Ela gera empregos em setores diretamente ligados ao cuidado, como saúde, educação e assistência social. Esses empregos, além de atenderem necessidades essenciais da sociedade, movimentam a economia por meio dos pagamentos e da demanda por produtos e serviços. Além disso, quando o cuidado é prestado de maneira estruturada, permite que outros membros da sociedade – especialmente mulheres, que desempenham normalmente papéis de cuidadoras – possam ingressar ou permanecer no mercado de trabalho, contribuindo para a produtividade e geração de riqueza.

Outro aspecto fundamental da economia do cuidado é o seu papel no desenvolvimento humano. Os cuidados protegidos na infância, por exemplo, são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, impactando positivamente o capital humano de um país a longo prazo. Um sistema de cuidado eficiente contribui para formar cidadãos mais saudáveis ​​e preparados para o mercado de trabalho, o que, por sua vez, se traduz em maior produtividade e inovação, essenciais para o crescimento econômico.

Finalmente, a economia do cuidado também promove a igualdade de gênero. Quando há políticas públicas que facilitam o acesso a serviços de cuidado de qualidade, como creches acessíveis e licenças parentais, as mulheres são mais capazes de dividir as responsabilidades de cuidado com o Estado e com os homens. Isso permite que mais mulheres participem plenamente da força de trabalho, contribuindo para a equidade de renda e ampliando a base de capital humano de uma economia. Na última análise, investir na economia do cuidado não apenas atender às necessidades sociais, mas também é uma estratégia eficaz para gerar riqueza e investimentos o crescimento econômico sustentável.

  • Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025 25 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária Eletrônica - ACT 2026/2028

  • Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027 17 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027

    Edital de convocação para a Assembleias Unificadas da Campanha Salarial dos Trabalhadores da COPEL.

  • Benefício exclusivo ao associado 04 de novembro, 2025

    Benefício exclusivo ao associado

    Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. A boca é porta de entrada para o organismo e está diretamente ligada ao bem-estar, alimentação, autoestima e até à prevenção de doenças sistêmicas

  • Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial? 04 de novembro, 2025

    Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial?

    A saúde bucal vai muito além de dentes bonitos. Ela está diretamente relacionada ao bem-estar, à autoestima e até à saúde geral do organismo

  • Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025 22 de outubro, 2025

    Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária - ACT ITAIPU 2025/2026

  • Proposta da Copel é um insulto 09 de outubro, 2025

    Proposta da Copel é um insulto

    Na negociação de hoje, dia 08/10, a empresa trouxe mais do mesmo: correção dos salários, do vale-alimentação/refeição e do auxílio para famílias PCD pelo índice de inflação do INPC. O único “avanço” foi incluir no reajuste o valor do auxílio-creche. Avanços administrativos? Nenhum. Abono? Vai sonhando! Ganho real? Hahahahaha.

Comente pelo Facebook
Top