Indicadores da economia do Brasil
O PIB brasileiro do ano de 2023, fechado em mais de R$ 2 trilhões, coloca o país na 9ª posição no ranking, ultrapassando Canadá e Rússia.
O ano de 2023 teve um recorde na agropecuária, com alta de 15,1%. Fato que impulsionou setores como indústria de alimentos e exportação.
Estão com resultados positivo também os indicadores de economia e educação. Segundo pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, realizando comparação entre 2022 e 2023, 66 indicadores apresentaram melhora, 20 apresentaram piora e 13 permaneceram estáveis.
A melhora no setor da educação é devido ao retorno da coordenação da política educacional no Ministério da Educação (MEC).
A explicação para o avanço nos dados econômicos está na Produto Interno Bruto (PIB), índices de inflação e taxa de câmbio.
Com o crescimento acima do previsto, o primeiro semestre de 2023 teve uma alta de 1,3%, no primeiro trimestre e 0,8% no segundo trimestre, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em contrapartida, indicadores de aumento da dívida pública e os déficits nas contas públicas e nos gastos previdenciários.