Mais motivos para enfim começar atividades físicas

Mais motivos para enfim começar atividades físicas

Que a prática de atividades físicas faz toda diferença na saúde física e mental do ser humano, todos já sabem. Mas vamos tentar pensar além nesse ano que inicia? Vamos ver cientificamente, numericamente e com palpabilidade quão grande são esses benefícios.

Abaixo temos 5 grandes motivos para enfim levar a sério a sua saúde.

1. Redução dos riscos de doenças cardiovasculares

O sedentarismo está associado a várias doenças que aumentam o risco de problemas cardiovasculares. Praticar exercício físico contribui para diminuir doenças cardiovasculares, numa média de 30% a 70%. Contudo, é ao estimular o coração com uma combinação de treino de força e aeróbico, são gerados estímulos diferentes e complementares para o sistema cardiovascular.

2. O exercício retarda o processo de envelhecimento

Muitas pesquisas indicam um caminho recompensador para um envelhecimento mais tranquilo e saudável. Um desses estudos¹ é da Universidades do Mississipi, que reuniu dados sobre a saúde de 6.500 participantes, com idade entre 20 e 84 anos. Foram medidos os telômeros dos participantes e foi percebido que ao praticar atividade física o desgaste era menor, sugerindo assim, que as células passariam por menor desgaste. À medida que uma célula envelhece, seus telômeros naturalmente encurtam e se desgastam. Mas o processo pode ser acelerado pela obesidade, tabagismo, insónia, diabetes e outros aspectos da saúde e do estilo de vida.

A cada atividade física diferente os pesquisadores notaram que melhor a probabilidade de ter telômeros maiores. Para aqueles que praticavam uma atividade física, por exemplo: caminhada - tinha cerca de 3% menos probabilidade de ter telômeros muito curtos do que alguém que não praticava nenhum exercício. Esse risco diminuía mais substancialmente se alguém se exercitasse mais. As pessoas que relataram dois tipos de exercício tinham 24% menos probabilidade de ter telômeros curtos; três tipos de exercício eram 29% menos prováveis; e aqueles que participaram nos quatro tipos de atividades tinham 59% menos probabilidade de ter telômeros muito curtos. Curiosamente, estas associações foram mais fortes entre pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos, descobriram os investigadores, sugerindo que a meia-idade pode ser um momento chave para iniciar ou manter um programa de exercício

O estudo “Exercício de resistência reverte envelhecimento no músculo esquelético humano”² afirma que o envelhecimento está ligado à atrofia do músculo esquelético e perda de massa muscular. Mostra, também, que músculos que envelhecem têm dificuldade para se regenerar. 

Segundo a obra de Mauricio Campos – “Musculação, A Revolução Antienvelhecimento” ³- o exercício físico pode ser usado no sentido de retardar e atenuar o processo de declínio das funções orgânicas, pois promove melhoras na capacidade respiratória, na reserva cardíaca, no tempo de reação, na força muscular, na memória recente, na cognição e nas habilidades sociais. Ou seja, a melhor forma de se manter jovem é de dentro pra fora. Com uma prática assídua.

¹https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25970659/

²https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17520024/ 

³2010. CAMPOS, Mauricio de Arruda. Musculação: A Revolução Antienvelhecimento.

3. Prevenção de doenças

Além de problemas que podem ser corrigidos, com uma prática de atividade física acompanhada e correta, os exercícios são capazes de produzir a lipoproteína de alta densidade, o “colesterol bom”, que por sua vez diminui o mau colesterol e triglicérides, ocasionando redução de doenças cardiovasculares. A melhora do fluxo sanguíneo reduz o risco de doenças no coração, AVC, diabete tipo 2 e até mesmo alguns tipos de câncer.

Como controle de pressão arterial vale você pode optar por atividades simples, como corrida, bike, caminhada, natação, subir e descer escadas. Os exercícios aeróbios são os mais indicados pelos médicos.

4. Mais felicidade e relaxamento

O movimento também está associado ao aumento do nível de fatores relacionados ao desenvolvimento e manutenção dos neurônios. O exercício físico auxilia na liberação da neurotrofina (BDNF), que é uma proteína importante para a manutenção e sobrevivência dos neurônios. Os exercícios têm potencial para aliviar os sintomas de depressão e a lidar melhor com o estresse e a ansiedade. 

5. Você agora paga bem menos para ter os 4 benefícios anteriores

E só para relembrar: os associados ao Sinaep tem o cartão Masterclin, um dos benefícios é ter desconto em várias academias. Basta acessar o Aplicativo e procurar a mais próxima de você.

 

Comente pelo Facebook
Top