Matrizes energéticas e o mercado de ações
Em 2025, as matrizes energéticas estão passando por uma grande transformação, com o crescente foco em fontes renováveis e tecnologias mais sustentáveis, proposta do Operador Nacional do Sistema Energético (O.N.S.). Para quem está pensando em investir na bolsa de valores, as tendências atuais e futuras no setor de energia podem oferecer boas oportunidades. Hoje ainda, as ações mais procuradas no setor são da Alupar, AES, Celesc, Cemig, CPFL, Copel, Eletrobras, Eneva, Energisa, Engie, Equatorial, Light, Neoenergia, Serena, Taesa e Transmissão Paulista. O plano da O.N.S. é de investir nas energias renováveis, com isso o mercado pode acompanhar o crescimento dessas.
Energia Solar: A energia solar tem sido uma das principais fontes de crescimento no setor de energias renováveis. A tecnologia de painéis solares está cada vez mais eficiente e acessível, o que amplia seu potencial. Além disso, o aumento da conscientização sobre mudanças climáticas e o apoio governamental a energias limpas deve continuar a impulsionar a demanda por energia solar.
Ações para observar:
Empresas que fabricam painéis solares (ex.: First Solar, Canadian Solar)
Empresas que fornecem soluções de armazenamento de energia, como baterias (ex.: Tesla, Enphase Energy)
Energia Eólica: A energia eólica, tanto terrestre quanto offshore (marinha), tem visto um crescimento robusto. Com a melhoria das turbinas e a redução de custos de instalação, a energia eólica continua se expandindo globalmente. O investimento em empresas de construção e operação de parques eólicos pode ser uma boa aposta.
Ações para observar:
Empresas que produzem turbinas eólicas (ex.: Vestas, Siemens Gamesa)
Operadoras de parques eólicos (ex.: Ørsted, Iberdrola)
Hidrogênio verde: O hidrogênio verde, não é uma realidade brasileira, mas é produzido a partir de fontes renováveis de energia, tem ganhado destaque como uma alternativa limpa para diversas indústrias, como transporte e produção de aço. Este setor ainda está em seus estágios iniciais, mas possui um grande potencial para crescer nos próximos anos, especialmente com o aumento do foco na descarbonização.
Ações para observar:
Empresas que produzem ou desenvolvem tecnologias de hidrogênio verde (ex.: Plug Power, Nel ASA)
Empresas envolvidas em infraestrutura de hidrogênio (ex.: ITM Power)
Biomassa e biogás: A biomassa e o biogás oferecem soluções para a geração de energia a partir de resíduos orgânicos, sendo uma fonte renovável promissora. Estas fontes têm a vantagem de também contribuir para a gestão de resíduos, o que pode torná-las atraentes em um contexto de sustentabilidade.
Ações para observar:
Empresas que produzem biocombustíveis ou energia a partir de biomassa (ex.: Renewable Energy Group, Aemetis)
Armazenamento em baterias: O armazenamento de energia, em especial por meio de baterias, é fundamental para o sucesso das energias renováveis, uma vez que elas não são intermitentes. Empresas que desenvolvem baterias mais eficientes, como as de íon-lítio ou até novas tecnologias, têm um potencial enorme de crescimento.
Ações para observar:
Empresas de armazenamento de energia (ex.: Tesla, Panasonic, BYD)
Empresas de materiais para baterias (ex.: Albemarle, Livent)
Energia Nuclear: Embora a energia nuclear seja controversa, as novas tecnologias, como os pequenos reatores modulares (SMRs), estão ganhando atenção por oferecerem um modelo mais seguro e mais flexível de produção de energia nuclear. Isso pode ser uma aposta interessante, especialmente se houver uma mudança na percepção pública sobre essa fonte de energia.
Ações para observar:
Empresas de desenvolvimento de SMRs (ex.: NuScale Power, Rolls-Royce)
Infraestrutura Energética: Além de investir diretamente nas fontes de energia, também pode ser interessante investir em empresas que oferecem infraestrutura energética, como redes inteligentes e tecnologias de distribuição e transmissão de energia. O desenvolvimento de redes mais eficientes e resilientes será cada vez mais necessário.
Ações para observar:
Empresas de transmissão de energia (ex.: NextEra Energy, Duke Energy)
Investir no setor de energias renováveis e nas tecnologias emergentes associadas, como armazenamento de energia e hidrogênio verde, pode oferecer boas oportunidades de crescimento a longo prazo. No entanto, como qualquer investimento, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada e considerar fatores como a maturidade do mercado, a estabilidade financeira das empresas e o cenário regulatório global. Diversificar dentro dessas áreas pode ser uma estratégia inteligente para mitigar riscos.