Mês da Saúde do Homem: você já marcou uma hora com você hoje?
Foto: Freepik
Em novembro as orientações sobre a saúde do homem se intensificam devido à campanha Novembro Azul, que entrou para o calendário nacional de prevenção e tem sido referência na missão de orientar a população masculina para cuidar melhor da saúde. Hoje o Novembro Azul pode ser classificado como a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil, abordando principalmente a necessidade dos homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família) procurarem um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Leia também: Plano Unimed/Sinaep pode ser mais barato que o plano da empresa
Embora a campanha tenha surgido com foco na prevenção ao câncer de próstata, atualmente tem abordado a saúde como um todo. Além do exame preventivo de toque retal, o Ministério da Saúde recomenda verificar regularmente o nível de colesterol no sangue, a pressão arterial, realizar teste de HIV e de diabetes, e caso tenha histórico de tabagismo mencionar sobre esse fato nas consultas de rotina. Além disso, existem recomendações universais e fundamentais para contribuir com a boa saúde:
8 atitudes para aplicar para a vida toda
1. Não fume e evite a exposição ao fumo passivo. Se você fuma ou usa outros produtos ligados ao tabaco, converse com seu médico para encontrar formas de parar com o hábito.
2. Mantenha uma dieta saudável. Escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes. Limite a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada e sódio, como as opções industrializadas.
3. Controle o peso corporal. Perder os quilos em excesso ou manter o peso adequado pode reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas.
4. Exercite-se regularmente. Atividades físicas frequentes podem ajudar no controle do peso corporal, reduzindo o risco de desenvolver alguma doença cardíaca. Preze por atividades com as quais você se identifica, tais como tênis, corrida, futebol, etc
5. Limite a ingestão de álcool. Consumir álcool acima do percentual considerado moderado pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de desenvolver câncer, como o de fígado.
6. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como consumo moderado de álcool a ingestão diária de uma dose (10 a 15 gramas) para as mulheres e duas doses para os homens (de 20 a 30 gramas).
7. Gerencie o estresse. Se você se sentir constantemente sob pressão, seu sistema imunológico pode ficar debilitado.
8. Coloque em prática medidas para reduzir o estresse ou aprenda a lidar com ele de forma saudável.
Fonte: Unimed Paraná