Negócios e Inteligência Artificial

Negócios e Inteligência Artificial

 

O advento da Inteligência Artificial (IA) foi anunciado há décadas pelo cinema, literatura e toda espécie de produção e criatividade. A tecnologia, de modo geral, sempre foi um tabu para muitos. A fascinação da eletricidade iluminando a noite deve ter sido poética para muitos, mas assustadora para alguns. Quando surgiu a televisão, acharam que o rádio deixaria de existir. Quando a Internet surge, o medo e o alarme foram imensos. Hoje, poucas pessoas nunca tiveram contato com uma conexão web. 

E assim está a humanidade nesse momento: tentando entender o futuro da IA. O laboratório de pesquisa OpenAI, lançou em dezembro de 2022 o ChatGPT. Um chat modelo de inteligência artificial, que interage e produz conteúdo a partir do que o usuário escreve. 

Com a IA cada vez mais presente na vida das pessoas, nada mais natural que as corporações adotem essa nova tecnologia também, produzindo novas maneiras de formato e experiências aos usuários e clientes. Hoje, empresas investem em profissionais capacitados para implementar em algum nível essa tecnologia: análise de dados, atendimento ao cliente, programação, organização, prevenção de estratégias, etc. 

Ao empregar a IA, as empresas terão uma resposta mais rápida e mais econômica - mesmo assim, depende de profissionais capazes. Até 2025, 35% das grandes empresas colocarão IA como ponto estratégico na gestão, tendo cargos altos para tal.

Comente pelo Facebook
Top