Quais serão as dez competências executivas mais procuradas em 2024?
Principalmente com o advento da Era da Informação promovida pela Internet, as carreiras se aprimoram cada vez mais e num esforço de tempo menor.
Liderança transformacional, consciência digital e capacidade de comunicação são algumas das características que devem ajudar a impulsionar a carreira em um mercado altamente competitivo.
Inteligência transformacional
Colaboradores que são levados a inovar e adicionar à organização, sejam inspirados, engajados são apoiados por líderes transformacionais. O grupo estará motivado a executar os projetos e objetivos da empresa.
Inteligência comunicacional
- A Pessoa certa: cada pessoa tem um perfil mental, cultural e comportamental singular. Ser inteligente comunicacionalmente é – antes de tudo – identificar o perfil do destinatário com quem se quer intercambiar mensagens.
- Com o conteúdo certo: mensagens estão relacionadas totalmente às pessoas que as receberão. Constrói-se uma mensagem que deve ser compatível aos valores, interesses, ideias do nosso interlocutor.
- No Momento certo: é a sensibilidade para captar a situação da comunicação. É sentir se determinada pessoa está aberta e receptiva para determinada mensagem naquele instante. O conteúdo de uma determinada mensagem só será compreendido se o momento for conveniente. Chamamos isso de ¨ timing da comunicação.
- No Contexto certo: são as situações do cotidiano. Um ambiente hospitalar requer uma comunicação diferente de uma festa de aniversário. Uma reunião de amigos em um bar se distingue de uma reunião em um templo religioso.
- Na medida certa: balancear a comunicação na dose correta, sem exageros nem silêncios em excesso. Não falar demais, mas também não se calar em situações específicas.
Um comunicador inteligente sabe usar esses recursos com sabedoria e coerência e tem a noção clara da interpretação e leitura que o receptor fará dessas mensagens.
Consciência Digital
Com o avanço tecnológico, muitas decisões que tomamos no meio digital foram influenciadas por robôs. A inteligência artificial pode não estar visível a olho nu, mas é utilizada por grande parte das empresas para manipular as escolhas dos consumidores.
De acordo com pesquisa da McInsey, existem cinco categorias principais pelas quais as empresas devem começar a fim de melhorar suas chances de realizar mudanças digitais em seus negócios: liderança, capacitação, empoderamento de colaboradores, atualização de ferramentas e comunicação.
De fato, iniciar o processo pelos profissionais é o segredo para o sucesso de uma empreitada organizacional. Entretanto, como já mencionado pela própria pesquisa, isso é um desafio, ainda mais diante da era em que vivemos em que as mudanças comportamentais