Recuperação econômica do Estado do Rio Grande do Sul

Recuperação econômica do Estado do Rio Grande do Sul

Nesse mês, a economia do Rio Grande do Sul mostrou sinais de recuperação e crescimento, com indicações positivas impulsionadas principalmente pelo setor agropecuário. Após dois anos de perdas devido à seca, as colheitas de soja e milho estão em recuperação, com estimativas de crescimento de 69% e 49,4%, respectivamente. Esse desempenho no setor agrícola deve favorecer também indústrias associadas, como transporte, armazenamento e agropecuária.

No entanto, há desafios no setor industrial, especialmente devido às incertezas econômicas na Argentina, um importante parceiro comercial do estado. Apesar dessas dificuldades, a expectativa é que a indústria de transformação apresente algum crescimento devido à queda base de comparação com 2023

No mês de setembro, o Estado registrou a criação de 10.238 novas vagas de trabalho com carteira assinada, resultado de 124 mil admissões e 113,8 mil desligamentos. O Rio Grande do Sul continua com uma tendência positiva na geração de empregos formais. Os setores que mais se desenvolveram foram os serviços, com 5.864 novas vagas, seguidas pelo comércio (3.004) e construção.

Comente pelo Facebook
Top