RESUMO DA SEMANA 11 A 16 DE AGOSTO
OLIMPIADAS 2024
A semana começou com o encerramento das Olimpiadas 2024. O Brasil terminou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 com um total de 20 medalhas, o que representou o segundo melhor desempenho da história olímpica do país. No total, foram conquistadas 3 medalhas de ouro, 7 de prata e 10 de bronze. Embora tenha ficado um pouco abaixo da performance de Tóquio 2020, onde o Brasil obteve 21 medalhas, Paris 2024 consolidou a força do esporte brasileiro, especialmente entre as atletas femininas, que conquistaram 12 das 20 medalhas.
ACIDENTE AÉREO CASCAVEL/VINHEDO:
Após vários dias passados do acidente aéreo do voo da Voepass, que saiu da cidade de Cascavel e caiu em Vinhedo (SP), vitimando 62 pessoas, uma das principais hipóteses de causa é de gelo na asa do avião. Sabe-se que os tripulantes morreram de politraumatismo seguido pela queimadura. Ainda está sendo investigada a caixa preta, que já foi totalmente recuperada.
ALTA DO IBOVESPA
Na última quinta, 15, a Ibovespa apresentou a oitava alta consecutiva. Externamente, a diminuição das taxas de juros nos Estados Unidos e a perspectiva de um fim do ciclo de aperto monetário do Federal Reserve aumentou o ânimo dos investidores, levando à entrada de capital estrangeiro no Brasil
IMPEACHMENT DE MORAES
Um dos destaques da semana foi a petição pública pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que gerou grande repercussão após uma série de denúncias publicadas pela Folha de S. Paulo a partir de 13 de agosto de 2024. Essas denúncias provocaram debates tanto na esfera nacional quanto internacional, especialmente sobre a transparência e a atuação do Judiciário no Brasil.