Alunos da rede estadual terão aulas de empreendedorismo

Alunos da rede estadual terão aulas de empreendedorismo

Foto: SEED/AEN

Com o objetivo de desenvolver nos jovens noções de protagonismo e autonomia, estudantes de 47 escolas da rede estadual do Paraná terão aulas de empreendedorismo a partir de 2019. A disciplina prevê educação empreendedora, ética profissional, trabalho em equipe e cooperativismo. A carga horária da matéria será de duas horas semanais.

ADMINISTRADOR(A): Pague a Contribuição Confederativa 2019 e concorra a 1 (um) Iphone XR Apple 64GB e 1 (um) Smartphone Samsung Galaxy S10e 128GB

No primeiro momento as aulas serão dirigidas a alunos do 6° ao 9° ano de instituições de Ensino Fundamental Integral, que já possuem carga horária ampliada – são 45 aulas por semana em vez de 25, como nos demais colégios.

O superintendente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Raph Gomes Alves, explica que se trata de uma disciplina antenada ao mundo contemporâneo, que exige novas habilidades e auxilia no desenvolvimento dos estudantes enquanto cidadãos de direito.

““Quando se fala em empreendedorismo, não se fala apenas de empreender em um negócio próprio. É ser empreendedor na vida. É ser protagonista e não um sujeito passivo””, diz Alvez. ““Quanto mais as pessoas tiverem acesso a essa postura empreendedora e de protagonismo e autonomia, mais estaremos contribuindo para um futuro melhor””.

Os professores selecionados serão do próprio quadro funcional da escola, indicados pelas equipes gestoras das instituições com base em instrução normativa a ser expedida pela secretaria. Os docentes, que devem se destacar em termos de proatividade, passarão por formação específica para a disciplina.

Referencial curricular

A inclusão da nova matéria está em consonância às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular do Paraná, que definem um conjunto de aprendizagens e competências que todos os estudantes devem desenvolver em sua trajetória escolar.

Na BNCC foram estabelecidas dez competências: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Como as escolas em tempo integral contam com carga horária expandida, não haverá qualquer tipo de substituição de disciplinas da matriz curricular tradicional pela de empreendedorismo. A partir dos resultados alcançados na fase piloto, a secretaria estudará como ampliar a inclusão da aula nas demais escolas.

Fonte: AEN

  • Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025 25 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária Eletrônica - ACT 2026/2028

  • Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027 17 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027

    Edital de convocação para a Assembleias Unificadas da Campanha Salarial dos Trabalhadores da COPEL.

  • Benefício exclusivo ao associado 04 de novembro, 2025

    Benefício exclusivo ao associado

    Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. A boca é porta de entrada para o organismo e está diretamente ligada ao bem-estar, alimentação, autoestima e até à prevenção de doenças sistêmicas

  • Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial? 04 de novembro, 2025

    Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial?

    A saúde bucal vai muito além de dentes bonitos. Ela está diretamente relacionada ao bem-estar, à autoestima e até à saúde geral do organismo

  • Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025 22 de outubro, 2025

    Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária - ACT ITAIPU 2025/2026

  • Proposta da Copel é um insulto 09 de outubro, 2025

    Proposta da Copel é um insulto

    Na negociação de hoje, dia 08/10, a empresa trouxe mais do mesmo: correção dos salários, do vale-alimentação/refeição e do auxílio para famílias PCD pelo índice de inflação do INPC. O único “avanço” foi incluir no reajuste o valor do auxílio-creche. Avanços administrativos? Nenhum. Abono? Vai sonhando! Ganho real? Hahahahaha.

Comente pelo Facebook
Top