Audiência debaterá a criação de política pública de cicloturismo no Paraná

Audiência debaterá a criação de política pública de cicloturismo no Paraná

Foto: Marina P.P. Lima/Emater/AEN

Será realizada nesta quarta-feira (20), às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a audiência pública “Cicloturismo no Paraná”, que vai discutir os caminhos para fomentar o cicloturismo no estado.

Leia também: Aplicativo vai facilitar a contratação de serviços autônomos no Paraná

Segundo o deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, o objetivo é colocar o Paraná na vanguarda desse tipo de política de negócios relacionados ao meio ambiente, uma vez que a atividade do cicloturismo é uma modalidade de turismo ecológico que tem atraído cada vez mais praticantes no país inteiro e no mundo. A audiência é promovida em conjunto com a Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS).

“O cicloturismo é uma das modalidades de turismo que mais cresce no mundo”, disse Goura para o site da Alep. “Por isso, queremos conversar sobre o uso da bicicleta no turismo ecológico no Paraná nesta audiência. O objetivo é debater a criação de uma política estadual de cicloturismo que fomentaria o desenvolvimento desta modalidade no Paraná, apontando diretrizes e incentivos para a sua implantação”, acrescentou.

Interiorização

O deputado Goura, a exemplo do deputado Soldado Fruet, destacou, ainda, que enquanto poucas cidades possuem atrativos turísticos convencionais, quase todas possuem atrativos aos cicloturistas. “Este se diferencia do turista comum porque seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente percorrem – estradas rurais e secundárias, recheadas de atrativos naturais e culturais”, frisou.

Para Goura, uma política de cicloturismo pode beneficiar muitos municípios que têm atrativos naturais e culturais que são de interesse deste turista, que usa a bicicleta para conhecer os lugares e as pessoas. "Isto beneficia a economia das comunidades locais com poucos investimentos, que seriam sinalizações, panfletos, mapas e publicações na internet, sites e redes sociais, com as informações sobre os circuitos e rotas de cicloturismo”, observou.

Por enquanto, o tema está apenas em debate e esta é a primeira audiência proposta por Goura em seu mandato. Caso a ideia de incentivo ao cicloturismo se concretize, há possibildade de surgimento de novos ramos de atividades para administradores e administradoras do estado.

Fonte: Alep

Comente pelo Facebook
Top