Carnaval: Parques estaduais do Litoral reabrem neste sábado

Carnaval: Parques estaduais do Litoral reabrem neste sábado

Foto: Arnaldo Alves /ANPr

Os parques estaduais localizados no Litoral do Paraná serão reabertos a partir de sábado (2). Porém, a entrada dos visitantes só será permitida com a comprovação da vacina contra a febre amarela tomada dez dias antes, no mínimo. A decisão foi tomada em reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Defesa Civil. 

Leia também: PIB fecha 2018 com crescimento de 1,1%, aponta o IBGE

Os profissionais de saúde orientam as pessoas para que usem camisa de manga longa, calça e repelente, já que tanto a febre amarela, como a dengue, são transmitidas por mosquitos.

As Unidades de Conservação foram fechadas em meados de janeiro como forma de precaução contra a febre amarela devido à ocorrência de casos da doença em Antonina, Adrianópolis e Campina Grande do Sul. Em dois casos, a febre foi contraída em Guaraqueçaba. Na região de Antonina, a doença também foi confirmada em macacos encontrados mortos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, Acácia Nasr, o parecer favorável à abertura das áreas verdes está condicionado também a locais em que seja possível o controle do acesso aos parques e onde esteja afixado, de forma visível, placa indicativa de área de risco para a circulação de febre amarela.

A fiscalização e orientação aos visitantes serão feitas pela Polícia Ambiental e por voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo. O IAP também vai colocar placas nas entradas dos parques com informações sobre a febre amarela.

Unidades de Conservação que serão reabertas:

- Parque Estadual do Boguaçu
- Parque Estadual Pico Paraná
- Parque Estadual Roberto Ribas Lange
- Parque Estadual do Palmito
- Parque Estadual da Graciosa
- Parque Estadual do Pau Oco
- Parque Estadual Rio da Onça
- Parque Estadual Serra da Baitaca
- Caminho do Itupava
- Parque Estadual Pico do Marumbi
- Parque Estadual Campinhos

Fonte: AEN

Comente pelo Facebook
Top