Como se organizar financeiramente para fazer e pagar a pós-graduação

Como se organizar financeiramente para fazer e pagar a pós-graduação

Foto: Reprodução blog Tuiuti

As inscrições para o processo seletivo do mestrado e doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná estão abertas. Mas com a crise econômica, nem todo mundo tem dinheiro para pagar a pós-graduação, mesmo estando ciente da importância de se organizar financeiramente para se aprofundar na formação. Se esse é o seu caso, a Tuiuti publicou um conteúdo no blog da instituição para auxiliar os estudantes a se organizarem financeiramente para fazer e pagar a pós-graduação.

Leia também: Plano Unimed/Sinaep pode ser mais barato que o plano da empresa  

Preciso de ajuda para pagar a minha pós-graduação! Por onde começar?

O planejamento é a chave para qualquer ação bem-sucedida. Se você não tem a menor noção de quanto ganha ou quanto gasta, dificilmente você consegue ter controle sobre a sua situação financeira. Portanto, o primeiro passo é entender de onde vem o seu dinheiro. Você tem uma fonte de renda fixa ou vive de trabalhos esporádicos? Você recebe alguma bolsa ou auxílio da faculdade? Em seguida, acompanhe os seus gastos. Registre todas as despesas - num aplicativo, numa tabela do Excel ou até mesmo com papel e caneta - e veja como é o seu comportamento em um mês normal. Não esqueça de olhar os extratos do cartão de débito e crédito dos últimos meses.

A parte mais desafiadora talvez seja identificar as suas necessidades e seus desejos. Quando você não tem controle sobre o seu dinheiro, é natural comprar de forma impulsiva. Um almoço aqui, uma roupa ali e de repente você estourou seu limite no banco.

Evite usar cartões de crédito para compras rotineiras e limite suas despesas àquilo que você realmente precisa. Dessa forma, você identifica o que é supérfluo e toma medidas para evitar desperdiçar dinheiro.

Por fim, identifique quanto você precisa para pagar a pós-graduação e estabeleça um orçamento para as demais responsabilidades financeiras. Se possível, também invista em um fundo de emergência, caso imprevistos surjam. Assim, você não compromete o dinheiro que separou para pagar seu curso.

4 dicas para pagar a pós-graduação

Você pode aprender a gerenciar o seu dinheiro por tentativa e erro, correndo o risco de ficar no vermelho, ou assumir a responsabilidade por seus hábitos financeiros e se colocar no controle da situação. Veja algumas dicas que você pode começar a implementar agora mesmo:

- 1. Automatize o gerenciamento de seu dinheiro

Após priorizar seus gastos, você pode usar aplicativos para simplificar o acompanhamento do seu orçamento. Geralmente, é possível vinculá-los à sua conta bancária e categorizar suas despesas conforme suas necessidades.

- 2. Cadastre-se em plataformas de trabalhos remotos ou freelance

Graças à internet, hoje é possível encontrar trabalho com apenas alguns cliques. Plataformas como 99Freelas ou Workana oferecem projetos freelance para os profissionais cadastrados. É uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro do conforto do seu lar, exercitar suas habilidades e aumentar a sua rede de contatos.

- 3. Dê aulas particulares

Você é fluente em algum idioma ou tem conhecimento técnico profundo sobre algum assunto? Ministrar aulas particulares é uma maneira de monetizar isso e ajudá-lo a pagar a pós-graduação. Use o poder das mídias sociais para divulgar seus serviços e alcançar clientes em potencial.

- 4. Procure um programa de crédito ou financiamento estudantil

Cortou os gastos supérfluos, tentou arranjar uma grana extra, mas ainda continua com o orçamento apertado? Talvez seja a hora de considerar um programa de crédito estudantil. Você escolhe quanto precisa financiar - alguns semestres ou o curso todo -, parcela o valor e tem uma série de condições que facilitam o pagamento.

Para dúvidas e informações, o contato da Tuiuti pode ser feito pelo email mestrado@utp.br ou no telefone (41) 3331-7700.

Fonte: Blog Tuiuti

Comente pelo Facebook
Top