Curitiba tem agenda multisetorial e impulsiona empoderamento feminino

Curitiba tem agenda multisetorial e impulsiona empoderamento feminino

Foto: Divulgação

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), terá entre as celebrações da prefeitura de Curitiba o lançamento de uma linha de crédito especial para empreendedoras, Paiol Digital especial com lideranças femininas, programação de filmes pela internet e cursos on-line de empreendedorismo feminino. Além disso, serão lançadas duas campanhas, uma voltada ao empreendedorismo "Ela Faz" e outra sobre “Curitibanas que Inspiram”.

A cor lilás, alusiva aos movimentos de empoderamento das mulheres, passa a iluminar, até o dia 22 de março, espaços públicos da cidade: a estufa do Jardim Botânico, a Praça do Japão, o Portal Polonês e a Rua da Cidadania do Pinheirinho.

A linha de crédito e as campanhas serão apresentadas nesta segunda-feira. A assessora de Direitos Humanos e Coordenadora da Política da Mulher, Elenice Malzoni, destaca que a celebração pelo Dia da Mulher é sobre fornecer ferramentas para que as mulheres conquistem o espaço desejado na sociedade.

“O nosso compromisso é avançar na luta pelos direitos que as mulheres devem alcançar e para isso estamos sempre atentas, fortalecendo as políticas públicas e criando oportunidades que promovem a autonomia das mulheres”, avalia Elenice.

Políticas públicas

Está sendo lançada a campanha de Empreendedorismo para as Mulheres – Ela Faz, que traz um sentido amplo de empreendedorismo, para além da vida profissional e que pretende auxiliar as mulheres a empreenderem em todos os setores da vida, impulsionando as mulheres à própria independência.

A ideia é atingir todas as mulheres em diversos setores da sociedade, auxílio para quem já empreende e sofreu com os efeitos da pandemia, o caminho para quem quer empreender e oferecer qualificação profissional para quem precisa. Ela Faz a própria vida, faz as melhores escolhas, se torna independente, rompe ciclos de violência e faz a diferença no mercado de trabalho.

A campanha é fruto de um trabalho intersetorial reunindo a Assessoria de Direitos Humanos, o Instituto Municipal de Turismo, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional  (SMSAN) e a Secretaria  Municipal da Comunicação Social.

Crédito

Uma linha de crédito especial com juros menores para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres também está sendo lançada pela Prefeitura em parceria com a Agência Curitiba, Garantisul e cooperativas de crédito. Com taxa a partir de 0,59% ao mês e garantia do Fundo de Aval do município, o benefício para as empreendedoras será oferecido por até oito meses.

Informações sobre o financiamento especial para as mulheres poderá ser requerido nos Espaços Empreendedor da Prefeitura,  que estão oferecendo atendimento remoto durante a pandemia (confira os telefones e emails). Se for considerada apta para receber o empréstimo, a empreendedora será encaminhada à Garantisul para iniciar a análise de crédito e escolher uma cooperativa de crédito, como Copesf, Sicoob, Fomento Paraná e Sicredi.

Em Curitiba, quase metade dos 155 mil microempreendedores inviduais (MEIs) são mulheres. São 71,3 mil pequenos negócios da capital (46%) que têm comando feminino, em áreas como beleza, varejo, turismo, sustentabilidade, gastronomia e TI.

Mulheres que sonham em abrir o próprio negócio também podem participar do Empreendedora Curitiba. Relançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa do município já beneficiou três mil mulheres da capital e região, nos últimos três anos, com capacitações presenciais até o fim de 2019 e eventos on-line em 2020 e 2021 devido à pandemia.

Mais informações na prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Comente pelo Facebook
Top