Governo e empresários discutem ações para minimizar crise

Governo e empresários discutem ações para minimizar crise

Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

O Paraná reforça o pedido para que a população evite aglomerações como forma de controlar a circulação do coronavírus no Paraná, mas que não deixe de consumir, evitando assim a desaceleração brusca da economia. Em reunião com entidades do setor de hotelaria, gastronomia, turismo, bares e casas noturnas, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, esclareceu que a medida não atinge entidades particulares.

Ele explicou que bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas, por exemplo, podem funcionar normalmente. Mas pede bom senso aos empresários do setor no combate à proliferação da doença, mencionando o acordo fechado na terça-feira (17) entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meio de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba Região (Sindehotéis), a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná (Fethepar) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) como uma forma inovadora para superar a crise. “Algo criativo que pode ser copiado por outros setores do Estado”, disse.

O presidente da Abrabar, Fábio Aguayo explicou que o acordo permite às empresas destes setores anteciparem  as férias dos funcionários, de forma individual ou coletiva, com o trabalhador optando por usufruir integral ou parcialmente do período de descanso. Segundo ele, o pagamento do terço de férias também pode ser negociado, possibilitando aos patrões adiar o pagamento da remuneração para depois que a economia se estabilizar. Estamos trabalhando para a manutenção dos empregos e das empresas. Que isso sirva de exemplo para outras entidades”, afirmou.

O chefe da Casa Civil ressaltou que o governo estimula soluções criativas por parte do setor empresarial. Iniciativas que ajudem no enfrentamento ao vírus mas que possam reduzir o impacto negativo na atividade econômica.

“Não é momento de pânico, mas de bom senso. O estado não impede a atividade comercial, mas orienta para que se evite grandes concentrações de pessoas”, afirmou o secretário. “Quanto mais bom senso por parte de todos, antes conseguiremos superar essa crise”, completou.

Fonte: AEN

  • Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025 25 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária Eletrônica - ACT 2026/2028

  • Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027 17 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027

    Edital de convocação para a Assembleias Unificadas da Campanha Salarial dos Trabalhadores da COPEL.

  • Benefício exclusivo ao associado 04 de novembro, 2025

    Benefício exclusivo ao associado

    Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. A boca é porta de entrada para o organismo e está diretamente ligada ao bem-estar, alimentação, autoestima e até à prevenção de doenças sistêmicas

  • Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial? 04 de novembro, 2025

    Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial?

    A saúde bucal vai muito além de dentes bonitos. Ela está diretamente relacionada ao bem-estar, à autoestima e até à saúde geral do organismo

  • Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025 22 de outubro, 2025

    Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária - ACT ITAIPU 2025/2026

  • Proposta da Copel é um insulto 09 de outubro, 2025

    Proposta da Copel é um insulto

    Na negociação de hoje, dia 08/10, a empresa trouxe mais do mesmo: correção dos salários, do vale-alimentação/refeição e do auxílio para famílias PCD pelo índice de inflação do INPC. O único “avanço” foi incluir no reajuste o valor do auxílio-creche. Avanços administrativos? Nenhum. Abono? Vai sonhando! Ganho real? Hahahahaha.

Comente pelo Facebook
Top