Indústria do Paraná mantém o melhor desempenho do Brasil

Indústria do Paraná mantém o melhor desempenho do Brasil

Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná encerrou os onze primeiros meses de 2019 com 5,4% de crescimento na produção industrial. É o maior índice do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas oito dos quinze locais pesquisados registraram variação positiva entre janeiro e novembro, e o balanço nacional aponta recuo de -1,1% no período.

O crescimento industrial paranaense em 2019 foi puxado pela fabricação de produtos de metal (4,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,2%), máquinas e equipamentos (12,7%), produtos alimentícios (6,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (27%). Os dois últimos segmentos tiveram o melhor resultado do País.

O resultado da indústria do Paraná, até novembro do ano passado, também é o maior desse recorte desde 2011. Entre 2012 e 2018 foram quatro resultados negativos - o mais expressivo deles em 2015, no auge da crise econômica, com queda de -8,3%.

Doze meses

O Paraná também lidera o ranking brasileiro na taxa anualizada da produção da indústria. Nos últimos doze meses (até novembro de 2019) o crescimento paranaense foi de 5%. Na sequência estão Goiás (3,1%), Rio Grande do Sul (2,6%), Santa Catarina (2,3%) e Amazonas (2,2%). O desempenho nacional, também nesse indicador, ficou negativa em -1,3%.

Na comparação entre novembro de 2019 e novembro de 2018, o setor industrial nacional mostrou redução de -1,7%, com dez dos quinze locais pesquisados apontando resultados negativos. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pará, Bahia e São Paulo registraram taxas negativas nesse índice.

Petroquímica

O pesquisador Daniel Nojima, diretor de Estatística do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), aponta que os resultados do Estado em novembro passado foram influenciados por recuos nas indústrias de combustíveis, de madeira e de celulose.

“A indústria petroquímica teve um recuo de mais de 30% em relação a 2018, e as indústrias de madeira e papel e celulose registraram pequenas variações negativas. Esses percalços pontuais puxaram o índice mensal para baixo”, afirmou. “Entretanto, as indústrias de máquinas e equipamentos, automobilística e de alimentos continuam com trajetórias ascendentes, o que indica boas perspectivas de fechamento de resultados do conjunto da indústria do Estado em 2019”.

Pib industrial

O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria paranaense cresceu 2,3% no acumulado dos três primeiros trimestres de 2019, segundo Ipardes. Também houve crescimento de 1,89% no 3º trimestre na comparação com o mesmo período de 2018. A projeção do instituto para o PIB estadual de 2019, com todos os setores econômicos, é de crescimento de 0,7%.

Atividade econômica

De acordo com boletim elaborado pela Secretaria de Estado da Fazenda, a atividade econômica no Paraná segue em alta, mesmo diante de percalços mensais, com crescimento de 2,45% nos últimos 12 meses (até outubro de 2019), conforme o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central. Acesse o boletim completo.

Fonte: AEN

  • Edital de convocação Administradores aposentados 15 de agosto, 2025

    Edital de convocação Administradores aposentados

    Convocamos todos os (as) Administradores(as) que se aposentaram nos últimos 10 (dez) anos, que receberam vale-alimentação ou vale-refeição, em tíquetes ou cartões, no período de julho/1994 até outubro/2014, para entrarem em contato com o Sindicato dos administradores do Estado do Paraná - SINAEP, através do e-mail sinaep@sinaep.org.br para análise se tem direito a revisão da sua aposentadoria.

  • Os tipos de gestão das empresas mudam de país para país? 13 de agosto, 2025

    Os tipos de gestão das empresas mudam de país para país?

    A cultura de cada país pode interferir no modo que os gestores lideram as equipes, tomam decisões e definem metas.

  • Estratégias para contornar a taxação dos EUA 12 de agosto, 2025

    Estratégias para contornar a taxação dos EUA

    Carne sofreria perda de competitividade para outros países, situação geraria impacto para grandes produtores e tornaria exportações inviáveis.

  • Dia dos Pais 11 de agosto, 2025

    Dia dos Pais

    Aos administradores que são pais. Nossos parabéns!

  • Investimentos em moedas internacionais 06 de agosto, 2025

    Investimentos em moedas internacionais

    Sabendo seu perfil como investidor é possível decidir como aplicar em moedas internacionais:cambio, Foreign Exchange Market, Exchange Traded Funds

  • O que é e como funciona o dólar sintético 04 de agosto, 2025

    O que é e como funciona o dólar sintético

    O dólar sintético é criado e mantido por meio de contratos inteligentes em uma blockchain.

Comente pelo Facebook
Top