Paraná fará testagem em massa para combater o coronavírus
As informações foram dadas em entrevista do governador Ratinho Junior para várias redes de televisão. Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN
O governo do Paraná quer testar em massa a população como estratégia de combate à covid-19. A medida foi confirmada na segunda-feira (18) e tem o objetivo de chegar aos 5 mil testes até o fim desta semana e ampliar, gradativamente, o processamento dos exames.
A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que, dentro de um mês, o Paraná terá capacidade para fazer cerca de 40 mil diagnósticos semanais. A meta é chegar a até 200 mil pessoas testadas nos próximos meses. Os kits com testes RT-PCR, considerados padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já começaram a ser encaminhados para os municípios e hospitais de referência para atendimento dos casos de Covid-19.
A distribuição entre os municípios observa os dados epidemiológicos de cada um, levando em conta o maior número de casos confirmados e a população de risco, além de outras variantes.
Após a coleta nos municípios, as amostras retornarão a Curitiba, para serem processadas no Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e no Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), localizado no parque tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Mesmo com a ampliação da testagem, a orientação do Governo do Estado é manter o isolamento social.
Fonte: AEN