Paraná lança programa para agilizar abertura de novos negócios

Paraná lança programa para agilizar abertura de novos negócios

Foto: AEN

O Paraná lançou na quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, o programa Descomplica, iniciativa de caráter permanente do governo do estado para simplificar a vida dos empreendedores. Ele tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

Veja: Administradores têm desconto em passeio de trem para Morretes

A iniciativa busca dirimir os principais entraves documentais das empresas e aponta soluções conjuntas com intuito de melhorar ainda mais o ambiente de negócios no Paraná. Também haverá um canal de comunicação direto entre os empresários e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), no portal do órgão, para apontar problemas e facilitar ainda mais os processos.

O governador Ratinho Júnior (PSD) destacou que o governo do Paraná nunca figurou como protagonista nessa ponte com as empresas e que agora estabelece agenda permanente para aumentar o ambiente de negócios e a geração de emprego. “O programa Descomplica facilita a vida de quem quer gerar emprego. Tínhamos uma demora para abrir empresas no Estado e, agora, em um dia a pessoa já começa a tocar o seu negócio. É mais uma medida inovadora”, afirmou Ratinho Junior. “Temos que diminuir a burocracia, é um movimento nacional. A ideia é simplificar e unificar as decisões”.

Passo a passo 

Para o empreendedor, basta acessar o site Empresa Fácil, preencher os formulários e enviar os documentos necessários, tudo em ambiente online. Esse processo gera um protocolo e um CNPJ com alvará temporário de 180 dias, e em 24 horas serão liberadas as licenças dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Compõem o comitê permanente de desburocratização representantes da Casa Civil e das Secretarias da Fazenda e do Planejamento, além de 23 entidades representativas da sociedade civil (CAU, CREA, CRC, SESCAP, CRA, AMP, Assembleia Legislativa, Junta Comercial, Sebrae, Vigilância Sanitária, Bombeiros, Celepar, Receita Estadual, IAP, Fenacom, Fecomércio, FAEP, FIEP, FACIAP, FECOOPAR, Fetranspar, ACP e Ocepar).

Entre janeiro e maio deste ano foram registradas 105.130 novas empresas no Paraná, contra 96.665 do mesmo período do ano passado, aumento de quase 10%. Os números englobam os pedidos da Junta Comercial e aqueles registrados diretamente em cartório.

Fonte: AEN

  • Edital de convocação Administradores aposentados 15 de agosto, 2025

    Edital de convocação Administradores aposentados

    Convocamos todos os (as) Administradores(as) que se aposentaram nos últimos 10 (dez) anos, que receberam vale-alimentação ou vale-refeição, em tíquetes ou cartões, no período de julho/1994 até outubro/2014, para entrarem em contato com o Sindicato dos administradores do Estado do Paraná - SINAEP, através do e-mail sinaep@sinaep.org.br para análise se tem direito a revisão da sua aposentadoria.

  • Os tipos de gestão das empresas mudam de país para país? 13 de agosto, 2025

    Os tipos de gestão das empresas mudam de país para país?

    A cultura de cada país pode interferir no modo que os gestores lideram as equipes, tomam decisões e definem metas.

  • Estratégias para contornar a taxação dos EUA 12 de agosto, 2025

    Estratégias para contornar a taxação dos EUA

    Carne sofreria perda de competitividade para outros países, situação geraria impacto para grandes produtores e tornaria exportações inviáveis.

  • Dia dos Pais 11 de agosto, 2025

    Dia dos Pais

    Aos administradores que são pais. Nossos parabéns!

  • Investimentos em moedas internacionais 06 de agosto, 2025

    Investimentos em moedas internacionais

    Sabendo seu perfil como investidor é possível decidir como aplicar em moedas internacionais:cambio, Foreign Exchange Market, Exchange Traded Funds

  • O que é e como funciona o dólar sintético 04 de agosto, 2025

    O que é e como funciona o dólar sintético

    O dólar sintético é criado e mantido por meio de contratos inteligentes em uma blockchain.

Comente pelo Facebook
Top