Primeira usina solar da Copel está na fase final de construção

Primeira usina solar da Copel está na fase final de construção

Foto: Copel/AEN

A primeira usina solar da Copel, em construção no município de Bandeirantes, no Norte do Paraná, está recebendo a parte final das estruturas e módulos fotovoltaicos. A linha de distribuição que vai conectar os parques geradores à rede da Copel também já está em fase de implantação. O sistema vai ter potência instalada total de 5,36 MWp (megawatt-pico, unidade de potência de energia fotovoltaica) e a primeira fase deve entrar em operação ainda em 2020.

No modelo oferecido pela Copel, o consumidor não precisa fazer investimento inicial. A companhia implanta e opera as unidades de geração distribuída de energia e o cliente assina um contrato de aluguel da usina, obtendo desconto na fatura de energia.

Os parques em Bandeirantes vão funcionar em regime de minigeração distribuída, em que a energia gerada é utilizada para compensar o consumo de energia elétrica, resultando em desconto na fatura do consumidor. Este modelo de compensação de energia elétrica está descrito na Resolução Aneel 482/2012.

São duas modalidades: geração compartilhada e autoconsumo remoto. Na geração compartilhada é possível considerar duas ou mais unidades consumidoras reunidas através de consórcio ou cooperativa para usar uma parcela da energia gerada pela usina na redução da fatura de energia.

Já no autoconsumo remoto, as unidades consumidoras devem ser de mesma titularidade, ou seja, vinculadas a um mesmo CNPJ. Em ambos os casos é preciso que as unidades consumidoras estejam na área de concessão da Copel.

O projeto de Bandeirantes é implantado em parceria com a Sistechne participações. O segmento vem crescendo no Brasil. Hoje, estão em operação no País ativos de geração distribuída solar com cerca de 2,5 gigawatts em capacidade, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contra cerca de 1 gigawatt em junho do ano passado.

A Copel está à disposição para desenvolver outros projetos semelhantes, inicialmente para clientes comerciais e industriais. Empresas interessadas em compensar seu consumo de energia por meio da geração distribuída podem entrar em contato com a Copel através do site www.copel.com/geracao-distribuida.

Fonte: AEN

  • Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025 25 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - AGEE 28/11/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária Eletrônica - ACT 2026/2028

  • Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027 17 de novembro, 2025

    Edital de Convocação - ACT COPEL 2025/2027

    Edital de convocação para a Assembleias Unificadas da Campanha Salarial dos Trabalhadores da COPEL.

  • Benefício exclusivo ao associado 04 de novembro, 2025

    Benefício exclusivo ao associado

    Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. A boca é porta de entrada para o organismo e está diretamente ligada ao bem-estar, alimentação, autoestima e até à prevenção de doenças sistêmicas

  • Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial? 04 de novembro, 2025

    Saúde Bucal é Saúde Integral: Por que Cuidar do Sorriso é Essencial?

    A saúde bucal vai muito além de dentes bonitos. Ela está diretamente relacionada ao bem-estar, à autoestima e até à saúde geral do organismo

  • Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025 22 de outubro, 2025

    Edital de Convocação - ITAIPU 22/10/2025

    Edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária - ACT ITAIPU 2025/2026

  • Proposta da Copel é um insulto 09 de outubro, 2025

    Proposta da Copel é um insulto

    Na negociação de hoje, dia 08/10, a empresa trouxe mais do mesmo: correção dos salários, do vale-alimentação/refeição e do auxílio para famílias PCD pelo índice de inflação do INPC. O único “avanço” foi incluir no reajuste o valor do auxílio-creche. Avanços administrativos? Nenhum. Abono? Vai sonhando! Ganho real? Hahahahaha.

Comente pelo Facebook
Top