Saiba qual é o jeito certo de descartar embalagens de delivery no lixo

Saiba qual é o jeito certo de descartar embalagens de delivery no lixo

Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

Com as medidas de isolamento, as embalagens descartáveis de refeições entregues em casa passaram a fazer parte do dia a dia. E aí vem a dúvida de como fazer a destinação correta. Caixa de pizza engordurada e isopor vão para o lixo comum ou para o reciclável? Lavo ou não lavo os recipientes antes de separar o lixo que não é lixo?

“É sempre importante separar os resíduos em casa”, lembra o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edelcio Marques dos Reis. “Sempre devemos pensar em reduzir ao máximo os nossos rejeitos. O reúso e a reciclagem devem ser nossas prioridades”, completa.

Quando se tratam das embalagens de comida, alguns cuidados facilitam a separação e o aproveitamento desses materiais nos barracões do Ecocidadão, programa da Prefeitura que envolve associações de catadores na separação e venda dos resíduos. “Além de uma solução ambiental, esse reciclável representa renda para essas pessoas”, destaca o diretor. 

Em tempos de escassez hídrica, para retirar o resíduo de alimentos, o material pode ser limpo no momento de lavar a louça, aproveitando a água que já seria utilizada. Os alimentos podem contaminar o material e atrair vetores, além de danificar o resíduo. Veja a lista e as orientações para as embalagens de delivery:

Caixa de pizza
Pode reciclar.  Mesmo a parte engordurada pelo queijo e pelo azeite? Sim, esse tipo de “sujeira” não prejudica o processo de triagem e compactação. Importante evitar que restos da pizza vão junto com o material, porque os alimentos vão contaminar o material e atrair vetores durante o armazenamento. Isso vale para outros tipos de caixas de papelão também. 

Caixa e sacola de plástico
Pode reciclar. Depois de retirar todo o resíduo de alimento do recipiente plástico, ele pode ser destinada ao lixo reciclável. 

Embalagem de isopor
Pode reciclar. Assim como acontece com o plástico, retirar todo o resíduo das embalagens de isopor e destiná-las limpas e secas.

Marmita de alumínio
Pode reciclar. Mantém-se o cuidado de retirar bem os resíduos de alimentos para destinar as marmitas de alumínio que chegam por delívery para reciclagem.  

Talher descartável
Pode reciclar. E, sempre que possível, reutilizar antes de ir para a reciclagem. 

Guardanapo e papel toalha
Pode reciclar, desde que estejam limpos. Se forem usados apenas para secar água, por exemplo, assim que evaporar a umidade, podem ser destinados à reciclagem. Apenas com gordura e outros tipos de sujeira devem ir para o lixo comum. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Comente pelo Facebook
Top