Veja dicas de como prevenir acidentes com animais peçonhentos

Veja dicas de como prevenir acidentes com animais peçonhentos

Imagem: Pixabay

O verão é uma estação com muito calor e chuva, fatores que aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. Eles podem ser encontrados em mata fechada e trilhas, mas, nesta época do ano, eles também podem buscar abrigo inclusive dentro da casa das pessoas. O portal Unimed Paraná postou dicas sobre como se proteger dos acidentes com esses animais. E o Sinaep compartilha as dicas com todos os administradores e administradoras.

Leia também: Faculdade Estácio oferece 40% de desconto para associados ao Sinaep

Os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são serpentes, escorpiões, aranhas, mariposas e suas larvas, abelhas, formigas e vespas, besouros, lacraias, peixes, águas-vivas e caravelas. Em áreas urbanas se concentra a maioria dos acidentes com escorpiões, seguidos de aranhas e abelhas. Já em áreas rurais, a maior incidência de casos também envolve escorpiões, seguidos de serpentes e aranhas. Dependendo da espécie do animal e da gravidade da picada, os acidentes podem levar até mesmo à morte, caso a pessoa não seja socorrida e receba o tratamento adequado a tempo.

Por isso, em caso de qualquer picada de animal peçonhento, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente. Todos os casos devem ser notificados, segundo o Ministério da Saúde, pois essas informações podem auxiliar nas estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente.

Algumas recomendações para prevenir acidentes com animais peçonhentos

Em casa

1 - A recomendação é manter a casa sempre limpa, removendo lixo, entulho e material de construção. Deve-se manter rebocados muros e paredes.

2 - Outra recomendação é manter a grama aparada e os arredores da casa limpos, para evitar o surgimento de insetos que podem servir de alimento para os animais peçonhentos, como baratas.

3 - Não deixe que plantas trepadeiras se encostem na casa e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro.

4 - Limpe regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios (este último sempre com uso de equipamentos de proteção individual).

5 - Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés.

6 - Utilize telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.

7 - É preciso ter cuidado ao entrar em locais que estão fechados há muito tempo, como casas de veraneio, mantendo algumas precauções:

8 - Bata os colchões e a roupa de cama antes de usá-los.

9 - Balance cuidadosamente roupas, sapatos e toalhas que ficaram no imóvel durante o período em que permaneceu fechado.

10 - Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários.

11 - Limpe o interior e o exterior da casa usando luvas, botas e calças compridas.

12 - Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas.

13 - Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo e entre em contato com o centro de controle de zoonoses da sua cidade.

Fora de casa

1 - Se estiver em algum lugar ao ar livre, verifique cuidadosamente a área ao redor de onde você pretende se instalar.

2 - Não monte acampamento próximo a áreas onde normalmente há roedores (plantações, pastos ou matos) que, por conseguinte, podem atrair serpentes.

3 - Evite piqueniques às margens de rios, lagos ou lagoas.

4 - Em regiões de mato alto, use sempre calça comprida e botas.

5 - Próximo a matas e na beira de estradas, evite deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer.

6 - Nunca pegue animais peçonhentos com as mãos.

Fonte: Portal Unimed Paraná

Comente pelo Facebook
Top