Veja quais são as principais 5 curiosidades sobre o olfato humano

Veja quais são as principais 5 curiosidades sobre o olfato humano

Imagem: Unimed Paraná

O portal da Unimed Paraná publicou um texto com cinco curiosidadas sobre o olfato. Este no sentido é um dos aliados do paladar para vivenciarmos as diferenças de sabores quando nos alimentamos. Olfato em dia é dinal de saúde. Basta um simples aspirar e pronto! Podemos despertar para a fome, sentir repulsa de alguma substância tóxica ou atração por algum perfume, trazer de volta uma lembrança do passado. 

Leia também: Investimento estrangeiro no setor produtivo do país cai 30% em janeiro

São tantas as sensações que os mais de 25 milhões de receptores olfativos são capazes de detectar, mas na maioria das vezes isso é tão sutil que passa despercebido — apenas sentimos. E num mundo onde praticamente tudo tem cheiro, esse sentido tem o poder de decifrar mensagens químicas das quais depende a nossa própria sobrevivência. Além disso, é graças ao olfato, um aliado do paladar, que sentimos a diferença de sabores quando nos alimentamos.

Conheça cinco curiosidades sobre o olfato e como todos esses odores podem influenciar a nossa vida.

1 - Recém-nascidos identificam a mãe já na primeira semana de vida pelo cheiro

Você sabia que, observando o comportamento dos bebês, os cientistas concluíram que a partir da primeira semana de vida, eles já reconhecem o cheiro da mãe, antes mesmo de enxergá-la? Ou seja, eles já nascem com toda a estrutura nasal pronta, enquanto os demais sentidos só vão funcionar perfeitamente depois de alguns dias e semanas de vida.

2 - Todas as pessoas têm um cheiro próprio

Elas têm uma espécie de combinação final de todas as substâncias odoríferas liberadas através da pele. E os adultos também reconhecem o odor de outras pessoas. Cientistas italianos descobriram que um dos primeiros sinais do final de um romance é quando um dos parceiros passa a não suportar o cheiro do outro, um aroma muito sutil, envolvido por perfumes e desodorantes, e que necessita de muita intimidade para ser captado pelo nariz humano.

3 - O nariz é o responsável pelo nosso apetite

Qualquer pessoa, sem ao menos notar, percebe melhor o aroma quando está mais perto da hora de comer, e isso faz com que sinta o cheiro da comida de longe. Quando isso acontece, o cérebro manda uma mensagem para o estômago produzir sucos gástricos. É assim que as glândulas salivares entram em ação deixando as pessoas com a famosa água na boca.

4 - Metade do sabor que sentimos vem do cheiro

As papilas gustativas da língua, que sentem o gosto dos alimentos, identificam os quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e salgado. Mas é quando se expira que o fluxo de ar, que passa pela garganta, capta as moléculas odoríferas do alimento que está sendo mastigado. O cérebro, então, soma as informações das papilas gustativas com as do olfato e o resultado é o paladar.

5 - O olfato estimula a memória

A ciência ainda não sabe explicar essa relação. Mas supõe-se que, para reconhecer qualquer coisa, o cérebro puxe de seu arquivo um fato do passado. Sendo assim, é comum que algum aroma esteja ligado a algo que reproduza associações com momentos do passado, como o aroma da chuva, a fritura do bolinho do lanche da tarde, aquele cheiro de bolo quente da vovó.

Fonte: Unimed Paraná

  • Com aderir
  • Exemplos de como calcular
  • Plano de saúde diferenciado
  • Palavra do Sinaep
  • Palavra da Unimed
Comente pelo Facebook
Top